Foliãs e foliões já se preparam para os bloquinhos de carnaval que tomarão oficialmente as ruas de diversas cidades brasileiras a partir do próximo sábado, dia 10 de fevereiro. Com a proximidade do carnaval, chega também a preocupação com os direitos das mulheres, já que é comum, infelizmente, que o público feminino sofra algum tipo de importunação sexual durante a folia.
Diante dessa situação, a Polícia Militar do Estado de São Paulo vai oferecer pela primeira vez, até o dia 18, um espaço especial para atender vítimas de crimes sexuais durante os desfiles dos blocos. A tenda terá policiais militares mulheres para receber o público feminino e as vítimas terão direcionamento para o registro da ocorrência.
Além disso, os policiais estão instruídos a encaminhar aos locais de atendimento especial os casos flagrados durante as rondas pelos blocos de rua.
Vale lembrar que, quando não existe consentimento, atos como beijos, toques pelo corpo e encoxadas, por exemplo, são formas de importunação sexual. Dessa forma, um beijo forçado, seja ele no carnaval ou não, é crime. E mesmo se o beijo não aconteceu, mas houve investidas e insistência física para que ele acontecesse, isso também é crime: importunação sexual na forma tentada.
Se você for vítima ou testemunha de uma situação dessas, peça ajuda e denuncie, procurando a tenda da Polícia Militar, indo a uma delegacia mais próxima para registro de boletim de ocorrência ou ligando 190.